7 Dicas imperdíveis sobre como revisar seu texto

Para você, que está escrevendo um texto, um artigo, uma redação, uma TCC ou monografia para conclusão de curso, ou ainda, está escrevendo um livro, o Revisa Já preparou esta lista imperdível. Confira algumas dicas de como revisar seu texto e melhorá-lo, segundo os nossos revisores!

Dicas para revisar seu texto

1. NÃO ACREDITE EM CORRETOR ORTOGRÁFICO
Ele não é suficiente para sanar todas as falhas de escrita. Eles ajudam, mas estão longe de eliminar todas as incorreções. O texto precisa, necessariamente, ser revisado outras vezes, manualmente. A prática deve ser contínua, para que você consiga melhoras significativas, ou de nada vai adiantar revisar seu texto.

 

2. USE FRASES CURTAS
Já terminou de escrever todo o seu texto? Uma boa dica agora é tentar reduzir o tamanho das frases. Parágrafos onde existam frases de 3-4 linhas podem dificultar o entendimento do leitor e prejudicar a qualidade final. Tente revisar o material e diminuir o tamanho das frases para no máximo 2 linhas. Ao fazer isso, não se esqueça de abusar das conjunções para garantir uma bela coerência.

 

3. FIQUE ATENTO ÀS PALAVRAS COM A MESMA ESCRITA, PORÉM COM SIGNIFICADOS DIFERENTES
Está aí uma pegadinha, muito fácil de ser confundida. Nos deparamos, como revisores, com várias escritas iguais, onde o seu significado é totalmente diferente. Muito cuidado com colher → substantivo / colher → verbo; começo → substantivo / começo → verbo; jogo → substantivo / jogo → verbo, e por aí vai…

 

4. VERIFIQUE A PONTUAÇÃO
Parágrafos inteiros sem vírgulas, letras maiúsculas usadas indevidamente, falta de ponto final ao concluir uma sentença, são erros muito comuns. Esses erros podem dificultar bastante o entendimento do leitor e alterar drástricamente a qualidade de um texto.

 

5. UMA SEGUNDA OPINIÃO
Você que já leu seu texto por várias, e várias vezes, não consegue mais enxergar erros que aos olhos de outra pessoa, que está com a mente “descansada”, são bem evidentes. Isso é algo bem comum de ocorrer, principalmente quando um texto é feito por horas e horas. Peça alguém para lhe ajudar. Pedir para que uma segunda pessoa analise seu texto novamente, é uma excelente dica.

 

6. FAÇA UM ROTEIRO DE IDEIAS
Ao começar a escrever um texto, uma dica muito importante é organizar suas ideias e pensamentos, em um roteiro. Isso dará ao seu texto um começo, meio e fim. Ainda, durante a escrita, anote novas ideias e pensamentos. Ao escrever, nosso cérebro trabalha com 1 milhão de informações, e tenha certeza, a sua nova ideia irá se perder, se não for imediatamente anotada. Por fim, esse roteiro de ideias é fundamental para que, ao fim, o texto possua coerência.

 

7. LEIA O TEXTO EM VOZ ALTA
Ao ler em voz alta, você se obriga a estar mais atento e concentrado no texto. Como consequência, é possível uma melhor e mais rápida detecção de erros, passagens mal escritas ou que possam ser melhoradas.

Já conhece o Revisa Já?

Dá bastante trabalho, não é verdade? Contudo, é importante revisar seu texto de maneira satisfatória, pois isso pode garantir que o seu material consiga exprimir todo seu real conteúdo.

Não possui muito tempo para realizar a revisão do seu material? Que tal deixar essa tarefa para os nossos especialistas?

Entre em contato com um de nós para saber mais sobre nossos serviços!

Entre em contato

Estamos sempre prontos para lhe atender.

Tem alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *