Como escolher o tema do TCC – Parte 1

A partir da escolha do tema do TCC, tudo ficará mais fácil, quando falamos em último ano de curso. Se você já perdeu noites e noites de sono, tentando descobrir qual tema será trabalhado, nós temos sete dicas que vão ajuda-lo nesta escolha.

Como escolher o tema do TCC

  1. ESCOLHA UM TEMA AO QUAL VOCÊ TENHA AFINIDADE

Escolher um tema do TCC  que desperte o seu interesse, é fundamental para que você tenha um texto rico, além de garantir que a pesquisa não se torne maçante, o que pode acarretar na perda de interesse para com o trabalho.

  1. VERIFICAR SE O TEMA DO TCC ESCOLHIDO ESTÁ COMPATÍVEL COM A ÁREA DO SEU CURSO

O aluno escolher um tema que lhe seja interessante, porém que seja de outra área, torna o tema inadaptável para a sua realidade. Isso fará com que você perca muito tempo, até descobrir que o tema, não atende aos requisitos de conclusão de curso. Fazer a escolha certa, garantirá um trabalho de sucesso.

  1. ADEQUAÇÃO AO TEMPO DISPONÍVEL

Verificar a sua disponibilidade para a confecção do trabalho, é imprescindível para a escolha do tema. Isso evita aquela sensação de que você tem pouco tempo para a entrega do trabalho, e ainda não desenvolveu nem metade do material.

  1. ENCONTRAR UM TEMA QUE POSSA SER ÚTIL PARA A SOCIEDADE

Desenvolver estudos que possam ser utilizados para a melhoria de sua comunidade, para a sua área de estudos, é uma boa escolha.

  1. UTILIZAR BOAS BIBLIOGRAFIAS

Um excelente material de suporte é fundamental para que o seu trabalho saia bem elaborado. Faça um levantamento para saber se o tema escolhido possui boas referências bibliográficas, que possam te auxiliar ao longo de sua jornada.

  1. ESCOLHA O ORIENTADOR CERTO

Escolha um professor que você tenha bom relacionamento, mas principalmente, que seja capaz de auxiliá-lo da melhor forma possível. Acredite, ter um professor ao seu lado que não lhe dá a devida atenção é a pior coisa que existe.

  1. EVITE POLÊMICAS

Evite escolher temas que batam de frente com preconceitos, temas religiosos, pois isso acarretará em uma discussão que talvez possa não ter fim. E se você não dominar o assunto para o qual está lidando, isso será cobrado, e poderá influenciar no resultado final.

Há, no entanto, outros aspectos de extrema valia em relação ao TCC: referências bibliográficas, capa, folha de rosto (vem logo após a capa, com o nome completo do autor), resumo e sumário, tudo dentro das normas da ABNT.

Além disso, também já demos dicas preciosas sobre como escolher o tema do seu TCC  e como fazer a revisão de TCC  no blog.

Você já ouviu falar de precatórios? O Precatórios Já, do mesmo grupo da Revisa Já, trabalha com a venda desses títulos de dívida do governo. Ou então, se está buscando realizar um empréstimo pessoal, o Juros Baixos, um simulador de empréstimos que traz as diferentes taxas do mercado, pode lhe auxiliar na busca do melhor contrato!

Já conhece o Revisa Já?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como escolher o tema do seu TCC, e a importância dessa etapa no trabalho de conclusão de curso, que tal conhecer os serviços oferecidos pelo RevisaJá?

Entre em contato com um de nós para saber mais sobre nossos serviços.

Entre em contato

Estamos sempre prontos para lhe atender.

Tem alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *