Como escrever um livro – Parte 1

Como escrever um livro? Esta deve ser uma pergunta que você já deve ter feito. Escrever é relativamente fácil – existe uma fórmula que vamos abordar num próximo post –, mas publicar e ter sucesso na venda é uma outra história.

Esta é uma série de dois posts em que vamos tratar desse assunto. Nesse primeiro, explicaremos como definir o tema e o público que se quer atingir. Na segunda parte, tratamos de como escrever o livro propriamente.

Como escrever um livro

Definir o tema é um ponto importante no qual muita gente erra. É necessário fazer uma pesquisa de mercado, descobrir quais títulos e temas as pessoas estão comprando.

E, além disso, avaliar se o que o mercado pede é algo de que você gosta, pelo qual tem paixão, e se é algo que já lhe é familiar.

No segundo post, trataremos da estrutura do livro, de como você pode organizá-lo. Há um método para se escrever um livro.

Algumas coisas, por exemplo, devem ser ditas primeiro que outras. Muitos se equivocam nessa parte também, por pensarem que é só sentar e escrever.

huhuhuhuhuhhuhuh

Como escrever um livro? Acompanhe essa série de posts e tenha sucesso escrevendo!

 

Vamos utilizar aqui o exemplo do escritor e palestrante Ricardo Piovan, autor de dois livros.

O primeiro deles chama-se “O Livro do Líder Completo” e destaca as características e comportamentos de líderes extraordinários.

O outro, chamado “Resiliência”, ensina a lidar com pressões e adversidades no ambiente de trabalho.

Graças aos métodos que serão apresentados aqui, tais livros obtiveram grande sucesso e alavancaram a carreira do autor, tanto como palestrante quanto como escritor.

Importante na hora de escrever um livro: escolha do tema e do público-alvo

Você pode escrever para satisfazer seu ego, para mostrar para os amigos. Ou você pode escrever um livro para ganhar dinheiro, para ter sucesso, um livro para o consumo de um grande número de pessoas.

Vamos descobrir como escolher um tema e um público-alvo que realmente vá comprar seu livro.

A primeira grande dica é: não tente ser diferente. Busque a lista de livros mais vendidos – a da Veja, por exemplo – e dê uma olhada.

Lá estão os livros que as pessoas compram. As grandes editoras, em geral, fazem uma pesquisa de mercado e essa pesquisa se reflete nos títulos mais vendidos.

Vamos usar de exemplo os três títulos mais vendidos em uma determinada semana: o primeiro chamado “Ansiedade”; o segundo chamado “O que realmente importa”; e o terceiro “Nietzsche para estressados”.

Desses dados pode se deduzir que as pessoas estão estressadas, ansiosas e que elas não sabem qual caminho trilhar em suas vidas. Se você escrever um livro que aborde esses temas, há uma grande chance de sucesso.

Por exemplo, quando “O Livro do Líder Completo” foi escrito, os títulos mais vendidos tratavam do tema da liderança: “O Monge Executivo”; “O líder 360º”; e “As 21 irrefutáveis leis da Liderança”.

Mas isso não é tudo. Não basta considerar apenas a viabilidade financeira, mas também sua afinidade com o assunto, além de sua experiência.

Ricardo Piovan, por exemplo, liderou equipes. Ele tinha habilidade para escrever sobre liderança por conta de uma história de 18 anos no ramo corporativo, além de sua paixão pelo tema.

É a mesma coisa com relação aos romances: pesquise a lista dos mais vendidos e veja o que as pessoas querem ler. Ou seja, essas orientações valem tanto para a autoajuda como para a ficção.

Outra ferramenta útil para saber se as pessoas consumiriam seu livro é o Google Keyword Planner. Nela você insere uma palavra e o Google te dá os dados sobre quantas pessoas estão buscando esse tipo de informação.

Por exemplo, em dado momento, a palavra ansiedade estava sendo procurada por vinte mil pessoas e trinta mil pessoas buscavam por síndrome do pânico.

google keyword

Com o Google Keyword Planner, é possível saber se o tema escolhido está em alta, o que é primordial na hora de escrever um livro.

Em tempos de internet, o Google é a fonte de informação mais acessada. Portanto, é muito útil ter essas estatísticas antes de escrever seu livro.

Resumindo, antes de começar a escrever seu livro, é necessário avaliar a viabilidade financeira do seu projeto.

Para isso, consulte as listas de livros mais vendidos, como a da revista Veja, e também o Google Keyword Planner, que lhe fornecerão dados sobre o assunto a ser tratado.

Além disso, analise a sua habilidade para falar sobre o tema, considerando sua experiência e afinidade com ele.

E continue acompanhando os posts de como escrever um livro, pois falaremos mais sobre a estruturação do mesmo.

Já conhece o Revisa Já?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como escrever um livro, que tal conhecer os serviços oferecidos pelo RevisaJá?

Entre em contato com um de nós para saber mais sobre nossos serviços!

Entre em contato

Você também pode utilizar nossa calculadora para ter uma estimativa do preço do serviço!

Preços – Orçamento

Estamos sempre prontos para lhe atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *