Como escrever um livro – Parte 2

A estrutura do livro é o que iremos abordar nesse segundo post sobre como escrever um livro.

Há um método de construção ou formulação para que seu livro se torne um sucesso de vendas.

Conforme foi falado na primeira parte do post, é necessário escolher um tema que seja bastante procurado pelas pessoas.

Como escrever um livro

Tendo escolhido o tema, passamos à segunda parte, que trata de como escrever o livro. Existem diversas formas de escrever, mas nós focaremos em apenas uma.

O método apresentado aqui será o mesmo que foi utilizado na produção dos livros de Ricardo Piovan, “Livro do Líder Completo” e “Resiliência: como superar pressões e adversidades no trabalho”.

A introdução

Um livro tem três partes. A primeira delas é a introdução, em que você vai apresentar seu tema.

A introdução pode ser dividida em quatro partes. Na primeira, você deve colocar os desejos de seu leitor.

Por exemplo, o leitor do livro “Resiliência” quer o quê? Mais tranquilidade. Ele não aguenta mais sofrer no trabalho, ele quer um pouco de paz de espírito.

Além disso, ele também quer, quando estiver diante de um problema, conseguir resolvê-lo mais rapidamente.

Então, é sobre isso que você vai falar nos primeiros parágrafos de sua introdução. Dessa forma, seu leitor vai, já de início, se identificar.

Nos parágrafos seguintes, você vai falar sobre os problemas que o leitor está enfrentando.

Por exemplo, no livro que fala sobre liderança, é possível listar uma série de problemas: o líder não está conseguindo resultados, está chegando tarde a sua casa, não tem tempo para os filhos, há muita cobrança da chefia, os clientes estão reclamando de sua equipe.

Diante dessas informações, o leitor vai ficar admirado e novamente vai se identificar, uma vez que são os mesmos problemas pelos quais ele está passando.

Na terceira parte da introdução você contará uma história. Nela você colocará um personagem que passou por dificuldades semelhantes e as superou. O ideal é que esse personagem seja você mesmo, mas pode também ser a história de outra pessoa.

Novamente, o leitor irá se admirar de que o autor do livro tenha passado por problemas parecidos aos dele e que conseguiu resolvê-los. Dessa forma, ele vai se conectando com você e vai sendo absorvido pela leitura.

como escrever livro

Uma das dicas de como escrever um livro é começar conectando-o ao leitor, fazendo com que ele se identifique com o autor e abrace o livro até o final.

Para finalizar a introdução, você revela o que fez para escapar das adversidades, tomando cuidado para ser sucinto, uma vez que os detalhes serão apresentados no decorrer do livro.

É importante, nessa parte final, você dividir a sua resolução de problemas em passos, quantos desses forem necessários.

Assim, o leitor ficará ansioso para descobrir quais foram os cinco passos, por exemplo, que fizeram o herói da história superar as dificuldades.

O corpo do livro

É o segundo grande bloco de texto de um livro. E nele estão as soluções, que vão estar distribuídas em capítulos. E cada capítulo vai conter um passo da jornada do herói.

Vamos tomar o exemplo do livro “Escolha Certa”, do Maurício Sampaio. O problema que esse livro resolve é o da escolha profissional do jovem.

Nesse livro, há quatro capítulos. Cada um traz um ponto da solução. O primeiro trata do autoconhecimento necessário a uma boa escolha.

O segundo fala da importância de se estabelecer um objetivo e traçar um caminho que te leve até ele.

O terceiro trata da pesquisa e o quarto da conquista do sucesso propriamente dita.

Cada livro terá um número determinado de capítulos, dependendo dos passos, comportamentos ou hábitos que o herói tem que desenvolver.

como escrever livro 2

Apresente soluções para os problemas que o seu tema gera. Tais soluções podem ser hábitos a serem criados pelo leitor que o encaminharão ao sucesso.

O corpo do livro trata, então, basicamente das soluções. Os problemas são elencados na introdução e as soluções serão desenvolvidas no corpo do livro. Uma por capítulo.

O fechamento do livro

Agora seu livro será concluído. Esta parte se subdivide em duas. Na primeira, serão apresentados os obstáculos que podem impedir a execução das soluções.

Por exemplo, no livro citado sobre liderança, o que poderia impedir que o leitor pusesse em prática os passos ali descritos?

A principal dificuldade seria a administração do tempo. Então você deve falar sobre isso e sobre como superar isso.

Em suma, esse capítulo apresenta um possível obstáculo e também uma solução para ele.

Há ainda o capítulo final de seu livro. Nele você retoma o seu primeiro passo de modo a motivar seu leitor para a execução.

Assim, ele vai terminar de ler o livro com o seu primeiro passo em mente, pensando em como colocar as suas orientações em prática.

Já conhece o Revisa Já?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como escrever um livro, que tal conhecer os serviços oferecidos pelo RevisaJá?

Entre em contato com um de nós para saber mais sobre nossos serviços!

Entre em contato

Você também pode utilizar nossa calculadora para ter uma estimativa do preço do serviço!

Preços – Orçamento

Estamos sempre prontos para lhe atender.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *