Como fazer referências para trabalhos acadêmicos

O tema de hoje é como fazer referências nas normas da ABNT. Se você está escrevendo monografia, TCC ou qualquer tipo de trabalho acadêmico e está precisando criar a referência nas normas da ABNT, mas não sabe muito bem como, então preste atenção!

Formatação prévia

No Microsoft Word é necessário relembrar algumas coisas para deixar as referências nas normas da ABNT. Primeiro, verifique novamente se o layout da página está nas normas da ABNT. Para isso, vá até a parte superior, “layout da página”, dê um clique e vá em “margens”.

Atente para a última configuração personalizada, marcada com uma estrela. Essa é a configuração que o Word está usando para fazer os seus trabalhos ou os seus textos.

Então, se estiver superior 3, esquerda 3, inferior 2 e direita 2, já está nas normas da ABNT.

Caso não esteja, vá em “margens personalizadas”, clique em “papel”, coloque tamanho A4, e nas margens modifique para: superior 3 cm, esquerda 3 cm, inferior 2 cm  e direita 2 cm.

Deixe orientação “retrato” e defina como padrão, assim todos os outros documentos estarão sempre já nas margens da ABNT.

Para começar, também é preciso definir o tamanho da fonte, e geralmente é padrão o tamanho 12. Depois escolha se a fonte é Arial ou Times New Roman.

Se você começou todo o seu texto, capa, introdução e referencial, com Arial, então siga com Arial até o fim, sem trocar para outra letra.

Defina então o parágrafo e as entrelinhas. Clique com o botão direito do mouse na opção “parágrafo”, e então “espaçamento”.

Antes e Depois ficam em 0pt. Espaçamento entrelinhas é Simples só para referências, no restante do texto use o espaçamento 1,5 entre as linhas.

Como fazer referências

Muitas vezes surge a dúvida: o correto é colocar “referências” ou “referências bibliográficas”? O certo para monografias, TCCs, enfim, trabalhos acadêmicos hoje é colocar apenas em caixa alta, tudo maiúsculo, “REFERÊNCIAS”.

Mas por que apenas referências? Por um simples fato: não se pode colocar referências bibliográficas quando se tem uma vasta gama de pesquisa. Você pode pesquisar em livros, na internet, em outros tipos de mecanismos.

“Referências bibliográficas” seria no caso mais para livros e artigos. É interessante que você use apenas referências em seus trabalhos.

Centralize e coloque em negrito a palavra “referências”. Três linhas, ou três “enters” abaixo, vá novamente em “parágrafo”, escolha “justificado” e tire o negrito. Hora de começar as referências!

citar

Todas as fontes usadas devem ser citadas na hora de se fazer referências.

 

Imagine que você leu um livro, fez algumas citações desse livro e quer agora repassar a fonte para as referências. Você vai ter que pegar o nome do autor do seu livro e vai colocar primeiramente o sobrenome dele todo em maiúsculo.

Depois, separado por vírgula, vem o primeiro nome do autor e posteriormente o segundo ou o terceiro, caso haja. Feito isso, coloque um ponto e acrescente o título do livro.

Mais uma vez coloque o ponto, selecione e deixe apenas o título em negrito. Feito isso, dê espaço, tire o negrito e veja se este livro tem alguma edição. Às vezes não tem, então não é preciso colocar. Caso tenha, você coloca, por exemplo, 1ª ed.

Agora você vai colocar a cidade em que este livro foi publicado. Acrescente dois pontos e coloque o nome da editora que publicou esse livro.

Feito isso, você vai dar um ponto e aqui vai acrescentar o ano desse livro ao final, seguido de mais um ponto. Pronto, está feita a referência do livro.

Três linhas, ou três “enters” abaixo, começa a próxima referência. As referências têm que ser colocadas todas em ordem alfabética, não é aleatória. Por exemplo, os autores da letra A primeiro, depois B, C e assim sucessivamente.

 

2522012500

Exemplo de como fazer referências.

 

Um autor, várias obras

E quando vários livros do mesmo autor são usados?  Então coloque primeiramente o primeiro livro e o ano, indo dos anos inferiores para os anos mais atuais.

Por exemplo, um de 1985 e depois um de 2000. Se houvesse ainda outro de 1999, teria que ser colocado entre os dois.

Se tiver outro autor repetido, não é necessário colocar o sobrenome novamente do autor, apenas acrescente um traço. Use a tecla “shift” do teclado. Você vai contar o número de letras que tem o sobrenome do autor e acrescentar os traços.

Por exemplo, se o sobrenome é Chiavenato, com dez letras, coloque aqui dez espaços dessas linhas. Repita novamente o primeiro nome do autor, o nome do livro em questão, em negrito, a edição, caso tenha, a cidade, a editora e o ano.

Referências da internet

E se você tirou alguma citação de um artigo da internet? Então coloque o nome dos autores ou do autor ou autora, sempre da mesma forma.

Adicione o título desse artigo ou monografia, o ano, a quantidade de páginas e depois os dados da universidade dessa pessoa que escreveu o artigo, seguido da cidade e do Estado, e no final o ano em que foi feito esse artigo ou monografia.

 

245451548

Exemplos de como fazer referências de artigos retirados da internet.

 

Importante: não se esqueça de colocar “disponível em”. Depois disto acrescente o sinal de “menor que”. Aí você vai colocar todo o endereço do qual você retirou o trabalho e ao fim vem o sinal de “maior que”. Feito isso, coloque “acesso em” e a data em que você acessou este trabalho. E ponto final.

E se você pegou alguma imagem da internet e a utilizou no seu trabalho? Faça da mesma maneira que você fez com a citação de artigo: o sobrenome e nome do autor, o título do artigo, “disponível em”, o endereço do site, “acesso em”, data e ponto final.

Já conhece o RevisaJá?

Agora que você já sabe fazer as referências para seu trabalho de conclusão de curso, aproveite para conhecer os serviços oferecidos pelo RevisaJá!

Entre em contato com um de nós!

Estamos sempre prontos para lhe atender.

Entre em contato

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *