Saiba como fazer uma correção de texto

Um texto claro, coerente e objetivo é o que todo escritor, seja ele um pré-vestibulando ou um autor famoso de livros de suspense, deseja ser capaz de produzir. No entanto, erros se repetem no momento da escrita.

Errar é normal, por isso uma boa revisão e, consequentemente, uma boa correção de texto torna-se algo de extrema importância para que o texto seja preciso e coerente.

Corrigir um texto é dispensável, mesmo quando se planeja bem o mesmo. Especialmente em textos acadêmicos, como TCCs, artigos, dissertações e teses, ele é crucial, pois, em geral, esses trabalhos são publicados em meios eletrônicos e nos canais de universidades ou congressos.

Vale lembrar que já demos algumas dicas gramaticais valiosas, que lhe serão útil na hora de corrigir seu texto, como as colocações pronominais, aposto, vocativo, próclise, ênclise e mesóclise, as metarregras de repetição, de progressão e de coerência, além das figuras de linguagem, sintáticas ou de construção, onomatopeia e polissemia e das análises feitas sobre o neologismo na língua portuguesa e os tipos de sujeitos existentes em uma oração.

1

Exemplo de uma correção de texto sendo feita.

Corrija bem seu texto para aprimorá-lo

A correção de texto é parte fundamental do processo de escrita. Existem várias operações na hora de realizá-la, porém há algumas básicas.

Dentre elas, podemos citar o processo de cortar palavras ou trechos excessivos, substituir expressões vagas ou inadequadas, acrescentar elementos para tornar pensamentos mais claros, inverter termos ou sequências para dar mais expressividade ou organizar as ideias de forma mais clara.

Outro aspecto relevante é que o bom redator deve estar habituado a recorrer ao dicionário para dirimir possíveis dúvidas, tanto quanto à grafia das palavras, quanto ao seu significado. Vale frisar que consultar o dicionário não é vergonha para ninguém. Você aprende mais!

Depois de feito tudo isso, seu texto está pronto, certo? Errado!

É muito importante fazer mais uma revisão, pois com toda certeza ainda terá algo a mais para se corrigir no texto. Pode ser uma correção gramatical, pontuação, acentuação. Nunca se sabe, portanto melhor prevenir do que remediar!

Exemplo de uma boa correção, feita em uma dissertação.

A correção de texto leva à excelência

Quando você esta escrevendo um texto, é importante saber identificar imperfeições, refletir sobre elas e buscar soluções. Entretanto, ninguém se torna um grande autor da noite para o dia.

O aperfeiçoamento da escrita demanda tempo, estudos e prática. Muita prática! Portanto, quanto mais correção de texto for feita, melhor será o resultado final do seu texto. Ou seja, melhor e mais claro ele será, independentemente do que você esteja escrevendo.

Já conhece o Revisa Já?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como corrigir o texto e suas consequências na hora de escrever, que tal conhecer os serviços oferecidos pelo RevisaJá?

Entre em contato com um de nós para saber mais sobre nossos serviços

Entre em contato

Você também pode utilizar nossa calculadora para ter uma estimativa do preço do serviço!

Preços – Orçamento

Estamos sempre prontos para lhe atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *