Como escolher o tema do TCC – Parte 2

Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre como escolher o tema do TCC. Sem motivos para pânico, não é um bicho de sete cabeças, certo? Antes de tudo, você precisa ter uma noção básica do tamanho do TCC, para então saber onde colocar estes limites.

Há diversos métodos para fazer a escolha do tema do TCC; nós também temos o nosso, que compreende algumas regras.

Começaremos dividindo o TCC em quatro partes: definir o tema, definir o problema, definir os limites da pesquisa e montar a delimitação do tema. Resolvendo esses quatro pontos, seu trabalho ganhará tempo e qualidade.

Primeiro a definição do tema. O tema pode ser pré-definido, caso seja um TCC em grupo, por exemplo. Ou, você pode ter a liberdade de escolher o mesmo. Ai vai depender da sua imaginação e/ou necessidade.

maxresdefault2501542

É preciso fazer a leitura completa do assunto escolhido, para não haver arrependimento no momento de escolher o tema do TCC.

 

Com o tema decidido, passaremos a definir o problema de pesquisa, que tem um ponto limite, lembrando que, a abrangência do seu trabalho não será o mundo todo. Saiba onde você aplicará a pesquisa; um local, uma região, o ambiente e o espaço a serem utilizados.

Não há problema algum em obter uma amostragem para o escopo de pesquisa desse limite. Um exemplo: você precisa fazer uma pesquisa para saber o grau de satisfação dos clientes nas empresas prestadoras de serviços telefônicos.

Mas, se você deixar o ‘leque’ muito aberto e desconsiderar nossas dicas, pode causar um problema enorme. Afinal, já imaginou quantas empresas prestadoras de serviços telefônicos existem ao redor do mundo?

O que mais devo levar em conta, além de escolher o tema do TCC?

Designar a localidade é fundamental nesta altura do TCC. Deixe clara a cidade, o estado, a região onde a pesquisa será feita. Ainda assim, o número de empresas seguirá grande, mas é possível afunilar mais, escolhendo uma porcentagem delas para trabalhar.

6880096005_fe6a7eefac_b

Uma boa escolha do tema do TCC é primordial para um bom desenvolvimento do trabalho de conclusão.

Pense também nas profissões que vai abordar, por exemplo, médicos, jogadores de futebol, uma empresa ou grupo específicos, as subcategorias, as especialidades de cada uma delas. E ainda dá para limitar cronologicamente, estabelecendo o ano que será estudado para obter os dados da pesquisa.

Outro exemplo, se seu tema é educação à distância, você ficará limitado à educação à distância. Então tome muito cuidado para não ultrapassar os limites do seu tema, evitando abordar assuntos que estão fora do estabelecido.

Agora é a vez da montagem.  Alguns projetos recolheram informações sobre e como o marketing pessoal pode influenciar. Importante destacar relevância, vantagem e benefícios.

Estes são apenas alguns modos de facilitar o TCC, mas você pode encontrar outros e fazer da sua forma, afinal são várias as bases que usamos para dar um ‘start’ e escolher o tema do TCC de maneira correta.

Nós já demos mais dicas sobre como escolher o tema do seu TCC aqui no blog, que valem a leitura. Além disso, tratamos também sobre como fazer referência nas normas da ABNT e como formatar o sumário do seu TCC.

Um breve exemplo de como escolher o tema do TCC

No caso em que estudamos, adaptamos com algumas palavras a mais, tiramos outras e assim o contexto e o resultado ficaram perfeitos. Vamos conferir?

Foi escolhida uma empresa ‘x’, especializada em recrutamento e seleção pessoal, situada no Espírito Santo, no ano de 2010, da qual foram recolhidas informações sobre o comportamento, tanto físico quanto psicológico dos candidatos.

Existem mais elementos que podem (e devem) ser adicionados no TCC, mesmo porque este é apenas um modelo simples. Ainda faltam outros termos e algumas palavras.

maxresdefault

O TCC precisa ser desenvolvido seguindo uma metodologia, sendo a escolha do tema a etapa mais importante (e inicial) do trabalho.

 

Não se esqueça de revisar e melhorar alguns quesitos do texto depois, diminuindo os excessos, de forma que o trabalho fique mais coeso, claro e objetivo. O assunto revisão de TCC já foi mais bem explicado por nós.

O TCC é a sua ‘última palavra’, o famoso ‘resumão’ de todas as coisas que você aprendeu durante meses. Cuidado para não fazer nada de errado!

Esperamos que suas dúvidas tenham sido tiradas, e que você consiga montar uma delimitação do tema de TCC bem caprichada!

Você já ouviu falar de precatórios? O Precatórios Já, do mesmo grupo da Transcrito Já, trabalha com a venda desses títulos de dívida do governo.

Já conhece o RevisaJá?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como escolher o tema do TCC e os melhores caminhos a se seguir para elaborar um bom trabalho de conclusão, que tal conhecer os serviços oferecidos pelo RevisaJá?

Entre em contato com um de nós ou então utilize nossa calculadora para ter uma estimativa do valor do serviço!

Estamos sempre prontos para lhe atender.

Entre em contato

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *