O que é monografia?

Todo universitário que se preze acaba se fazendo essa pergunta em algum momento da faculdade. Nesse artigo, explicaremos com detalhes o que é a monografia para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre esse importante passo em seu caminho.

As monografias fazem parte no Brasil do chamado TCC, sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior.

O TCC é elaborado principalmente em forma de dissertação, depois de escolhido um tema para o mesmo, na forma de uma monografia, visando a iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.

Em geral, a aprovação do TCC é um critério para o aluno obter o diploma do curso de graduação. O “Trabalho de Conclusão de Curso” também é requisito obrigatório para outros cursos que não sejam de graduação, como, por exemplo, cursos de pós-graduação, MBA, cursos técnicos, entre outros.

formatura

Um dos últimos passos para a formatura é a realização de uma monografia, na grande maioria das universidades.

O que é monografia

Segundo a American Library Association, ela é um:

“Trabalho sistemático e completo sobre um assunto particular, usualmente pormenorizado no tratamento, mas não extenso em alcance”

Etimologicamente, a palavra “monografia” vem do grego monos, que significa “única”, e graphein, que quer dizer “escrita”.

Ou seja, ela significa literalmente “escrita única”, mas que é compreendida academicamente como um tipo de trabalho escrito que está relacionado com a unicidade de um problema; um único contexto sobre determinada área do conhecimento.

Trata-se, portanto, de um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia.

Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destina.

Uma monografia pode ser dividida ou classificada em duas partes: lato e estrito. O sentido estrito da monografia refere-se a uma tese em si, ou seja, um trabalho científico voltado para a contribuição e crescimento do estudo de determinada área de pesquisa ou ciência.

Já o significado do lato refere-se à produção de material científico de primeira mão, mas que não precisa ser necessariamente caracterizado como uma tese. Envolve também dissertações de mestrado, informes científicos, college papers ou mesmo monografias de graduação.

Para a produção de uma monografia são necessárias algumas regras e etapas, dentre elas, mas não exclusivamente:

  • Construção de um pré-projeto e um projeto
  • Delimitação de um tema específico de uma área
  • Escolha de um problema
  • Objetivos

Após uma exaustiva pesquisa sobre o tema a ser analisado na monografia, esta precisa ser escrita de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, levando em consideração as particularidades de cada instituição de ensino superior para qual a monografia está sendo apresentada.

TCC

A elaboração do TCC varia de acordo com a instituição e com o curso. Em geral, é um trabalho individualmente e no último ano do curso.

Também pode ser feito em dupla ou em grupo, dependendo da universidade. Em qualquer um dos casos, sempre deverão ser seguidas as orientações de um professor responsável.

É de extrema importância que se faça também uma revisão do TCC depois de terminá-lo, para verificar se tudo encontra-se dentro das normas da ABNT, como sumário, referências, dentre outros aspectos do mesmo.

Para iniciar o TCC o aluno deve ter um tema para o trabalho, que deverá ser escolhido com base em determinados critérios que incluem:

  • Afinidade com o tema
  • Relevância para a comunidade científica e para a sociedade
  • Existência de bibliografia suficiente
  • Inovação, resposta a uma questão / dúvida que ainda persiste.

O trabalho escrito deve ser entregue pelo aluno em tempo hábil, sob pena de ser reprovado.

A avaliação do TCC escrito é feita por uma Banca Examinadora, composta por professores que assistem e avaliam também à apresentação oral e os argumentos usados pelo aluno às questões colocadas. A comprovação de plágio (cópia) é considerada fraude.

Nas próximas semanas explicaremos melhor cada passo para ter uma monografia de sucesso. Boa sorte!

Está buscando realizar um empréstimo pessoal, o Juros Baixos, um simulador de empréstimos que traz as diferentes taxas do mercado, pode lhe auxiliar na busca do melhor contrato!

Já conhece o Revisa Já?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito de monografia e suas características, que tal conhecer os serviços oferecidos pelo RevisaJá?

Entre em contato com um de nós para saber mais sobre nossos serviços

Entre em contato

Estamos sempre prontos para lhe atender.

Tem alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

BIBLIOGRAFIA

LAKATOS, E. Maria; MARCONI, M. de Andrade. Fundamentos de metodologia científica: Técnicas de pesquisa. 5 ed. – São Paulo: Atlas, 2003.

Significado de Monografia. Disponível em http://www.significados.com.br/monografia/. Disponível em: 17/06/2015 às 11:50.

Significado de TCC. Disponível em: http://www.significados.com.br/tcc/. Acesso em: 17/06/2015 às 11:37.

Comments

  1. Luiza Andrade says

    Eu empaquei demais na época que estava fazendo meu TCC na graduação.

    Mas no final das contas, vale super a pena o trabalho, pessoal.

    O que me ajudou demais foi estudar um pouquinho dicas na internet para acelerar a conclusão da monografia. Com isso eu terminei meu tcc em menos de 2 semanas 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *