O que é paremiologia? E denotação e conotação?

No post de hoje vamos falar sobre paremiologia, denotação e conotação.

A paremiologia estuda as parêmias, que seriam os provérbios, ditos populares e outros enunciados cujo objetivo é transmitir algum conhecimento tradicional, em geral, baseado nas experiências vividas pelas pessoas.

Por exemplo, o dito conhecido “uma andorinha só não faz verão” está baseado na realidade material de que bandos de andorinhas aparecem no verão.

Assim, apenas uma andorinha não indicaria que estamos nessa estação do ano. Vale ressaltar ainda que já discutimos mais incisivamente sobre outros temas gramaticais de extrema importância, como as colocações pronominais, aposto, vocativo, próclise, ênclise e mesóclise, além das metarregras de repetição, de progressão e de coerência.

A conotação e a denotação são conceitos que se aplicam a palavras ou expressões.

A denotação se refere ao sentido literal de uma palavra ou expressão. Já a conotação engloba o sentido figurado que uma determinada palavra pode adquirir em seu uso.

E qual a relação entre paremiologia e denotação e conotação?

Muitos provérbios e ditos populares jogam justamente com o sentido conotativo e com o denotativo para passar mensagens.

paremiologia 2

Na imagem, estão reunidos diversos ditos populares ou parêmias. Todos eles usam uma mesma palavra, “vaca”, e exemplificam os diversos sentidos que ela pode adquirir, seja por meio da denotação ou da conotação.

Os ditados populares se utilizam das figuras de linguagem, que são recursos linguísticos para expressar distintos significados com maior eficiência.

Voltando ao exemplo acima, “uma andorinha só não faz verão”, o sentido figurado, ou seja conotativo da expressão, é de que uma pessoa não basta para mudar uma determinada realidade ou para indicar que ela mudou.

A expressão se baseia no sentido denotativo de que falamos mais acima, ou seja, numa realidade e, portanto, no sentido literal daquelas palavras.

Mas, como pretende passar uma mensagem que não é apenas concreta, mas também abstrata, se utiliza da conotação para isso.

Vamos agora nos aprofundar um pouco mais nesses três fenômenos linguísticos.

A paremiologia

A paremiologia é uma disciplina importante que reconhece as diversas informações e conhecimentos contidos nos provérbios e ditos populares.

Tal conhecimento pode estar acumulado numa expressão há dezenas ou até centenas de anos.

Pode se extrair dos provérbios informação sociológica, linguística, meteorológica, gastronômica, toponímica (que se refere ao estudo dos nomes de lugar), religiosa, agronômica, geográfica, histórica, literária, etc.

Muitas vezes, tais ditos têm origem popular, refletindo crenças e superstições de um local ou grupo étnico com bastante fidelidade.

Em outras ocasiões, os provérbios têm origem nos sermões pronunciados por padres na Idade Média, resistindo até hoje.

Essas expressões possuem uma retórica específica, que se utiliza das diversas figuras de linguagem, conjugando rimas, ritmo e os jogos de palavras, em que a conotação está presente.

Denotação e conotação

As palavras e expressões da nossa língua podem ter diversos significados.

A linguagem tem como função comunicar. Comunicar é expressar sentidos e passar mensagens que podem ser concretas ou abstratas.

A língua pode mobilizar tanto experiências materiais vividas como sentimentos e subjetividades.

Tais sentidos estão situados, respectivamente, em dois planos, o da denotação e o da conotação.

paremiologia 3

Na charge acima, o efeito de humor se dá pelos múltiplos sentidos possíveis, tanto da palavra “cabeça” como da expressão “cabeças vão rolar”. Quando faz referência ao corpo humano, a frase significa conotativamente que alguém será castigado se não cumprir a ordem. E, quando faz referência à “cabeça de alface”, significa que literalmente, ou seja, denotativamente, os vegetais cairão.

Denotação

A denotação remete ao significado mais estável de uma palavra, ou seja, é o significado mais objetivo, com referência direta à realidade.

Assim, a denotação apresenta um vínculo direto de significação que um nome estabelece com um objeto da realidade.

Conotação

Já a conotação diz respeito aos sentidos instáveis das palavras, que estão determinados pelo contexto de sua utilização.

Na conotação, podem estar presentes a criatividade e subjetividade do autor ou usuário daquela expressão.

A conotação amplia ou altera o campo semântico de uma palavra, criando novos significados ou reformulando seu sentido original.

Isso é possível ao se fazerem associações linguísticas variadas (estilísticas, fonéticas, semânticas).

Também, por meio de derivações e contextualizações que não aquelas mais usuais que, em geral, estão registradas nos dicionários.

Entretanto, mesmo os dicionários indicam os sentidos figurados já consolidados de algumas palavras.

Linguagem dinâmica

A língua, por sua vez, é dinâmica e veloz em suas transformações e, dessa forma, é impossível que uma publicação acompanhe tais mudanças em tempo real.

A linguagem literária emprega com frequência o sentido conotativo das palavras, com a intenção de criar ou transformar os significados, multiplicando as possibilidades de comunicação.

A publicidade e a propaganda também se valem desse recurso linguístico para cativar, convencer e persuadir seu público-alvo.

Na oralidade, ou seja, cotidianamente quando usamos a língua de maneira informal, também é comum o uso da conotação.

Isso se dá porque nós, seres humanos, nos expressamos com afetividade e emoções de todo tipo, o que nos faz lançar mão de tais recursos da linguagem.

Concluímos, então, que os sentidos das palavras não são estáticos.

A língua é dinâmica e o usuário tem papel importante nas variações que ocorrem, uma vez que ele transmite seus conhecimentos e experiências, além de suas emoções.

Já conhece o RevisaJá?

Depois de aprender sobre os fenômenos da paremiologia, da conotação e da denotação, que tal conhecer os serviços oferecidos pelo RevisaJá?

Estamos sempre prontos para lhe atender.

Entre em contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *