Passo a passo para formatar o sumário de TCC

Hoje vamos mostrar, em um passo a passo, como formatar o sumário de TCC, manualmente utilizando o Word na versão 2007.

Como formatar o sumário de TCC

  • Se as réguas não forem exibidas no lado direito ou no alto do documento, é necessário ir até a aba “Exibição” e clicar na caixinha ao lado da palavra “Régua”.
  • Para a configuração da página, clique aba “Layout da Página”, e depois em “Margens”, desça até o final e escolha “Margens Personalizadas”. Se a formatação seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) as margens superior e esquerda devem ter 3 centímetros, e as margens inferior e direita 2 centímetros. Se você estiver seguindo outra norma insira as medidas por ela solicitadas.

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Medidas das margens no padrão ABNT são importantes para formatar o sumário de TCC.

 

  • Ainda na configuração de página, clique na guia “Papel”, no campo “Tamanho do papel” escolha A4, se na sua Instituição for pedido outro selecione o tamanho e clique em Ok.

Para a formatação propriamente dita do sumário:

  • Selecione a palavra “Sumário”, clique na guia “Início”. Nos ícones de alinhamento, clique em “Centralizar” (se preferir usar um comando para centralizar, tecle Ctrl+E).
  • Ainda com a palavra sumário selecionada, clique no ícone para negritá-la (o comando que se usa para negritar é Ctrl+N, ou seja, tecle Ctrl e mantendo essa tecla pressionada em seguido pressione o N).

Caso queira saber mais detalhes de outros passos, já falamos aqui sobre dois muito importantes no momento de fazer a conclusão de curso: a delimitação do tema de TCC e como fazer referências nas normas da ABNT.

Para as outras seções que também precisam ser negritadas:

  • Como negritar foi a última ação, utilizamos um comando que pode acelerar o processo de formatação em até três vezes: basta selecionar o que deve ser negritado e em seguida pressionar a tecla F4, dessa forma a última ação será repetida. Até mesmo algumas ações mais complexas podem ser replicadas com este comando.
  • Sumários com seções recuadas facilitam a visualização da relevância de cada título. Depois de recuar todas as seções secundárias, terciárias e quaternárias, oberve que quanto mais próximo um título está da margem esquerda maior a sua relevância, e quanto mais recuado menor a relevância.

O primeiro número da seção secundária deve iniciar exatamente embaixo da primeira letra da seção primária. Para fazer isso, clique com o botão direito sobre essa seção e escolha “Parágrafo”, na aba “Recuos e espaçamento”, no campo “Esquerdo” digite 0,43 centímetros e clique em Ok.

Se a medida disser que 0,43 centímetros não é suficiente, se ultrapassa ou não chega a ficar embaixo da primeira letra da seção, basta voltar em “Parágrafo” e escolher a medida maior ou menor que faça com que esse primeiro número fique exatamente embaixo da primeira letra.

Como formatar o sumário de TCC: as seções terciárias e quaternárias

Antes de recuar as seções terciárias, veja este um macete para ganhar ainda mais tempo: é possível selecionar quantas seções você quiser de uma vez. É possível também desfazer uma seleção: com os trechos selecionados, aplique uma ação em todos eles ao mesmo tempo, por exemplo, mudando a cor, aumentando o tamanho, e tudo o que for feito será aplicado em todos esses trechos selecionados ao mesmo tempo.

Desfazemos as ações aplicando um dos comandos mais conhecidos, o Ctrl+Z. É muito simples: primeiro selecione um trecho qualquer, agora pressionando a tecla Ctrl, e mantendo essa tecla pressionada, clique no início de outro trecho que quer selecionar, e sem soltar o clique, arraste o mouse até completar a seleção, só volte a soltar o clique do mouse e a tecla Ctrl quando finalizar a seleção do trecho desejado.

Pressione o Ctrl e mantendo pressionado clique e arraste o mouse, selecionando cada parte, e para desfazer uma dessas seleções basta clicar sobre ela uma vez com a tecla Ctrl pressionada, e somente esta seleção será desfeita.

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Na hora de formatar o sumário de TCC, uma boa edição nas seções secundárias, terciárias e quaternárias é crucial!

 

Voltando à formatação do sumário, o passo anterior foi recuar as seções secundárias. Agora, vamos ao recuo das seções terciárias: o primeiro número dessa seção deverá iniciar exatamente embaixo da primeira letra da seção secundária. Para isso, clique com o botão direito sobre a seção e escolha “Parágrafo”, na guia “Recuos e espaçamento”, no campo “Esquerdo” digite 1,22 centímetros, em seguido clique em Ok.

Agora a seção terciária está subordinada à seção secundária, da mesma forma que a seção secundária está subordinada à seção primária.Selecione as demais seções terciárias, usando o macete da múltipla seleção, e em seguida tecle F4 para repetir a mesma ação com todas as seções terciárias de uma vez só.

Agora só falta o recuo das seções quaternárias, da mesma forma: clique com o botão direito sobre a seção quaternária e em seguida escolha “Parágrafo”, na guia “Recuos e espaçamento”, no campo “Esquerdo” digite 2,27 centímetros e clique em Ok. Repita esse recuo com as demais seções quaternárias fazendo múltipla seleção e em seguida teclando F4.

O que fazer com os títulos longos na hora de formatar o sumário de TCC

Quando algum título possui mais de uma linha, é preciso fazer com que a primeira letra dessa segunda linha se desloque até o nível da primeira letra da linha de cima.

Para isso é necessário aplicar um deslocamento, mas antes disso é recomendável que você sempre deixe todas as seções do sumário com o alinhamento de parágrafo à esquerda, porque os espaços entre uma palavra e outra permanecem naturais, o que facilita a configuração de todos os recuos e deslocamentos.

Quando o alinhamento é justificado, por exemplo, o Word força uma distribuição das palavras em todas as linhas completas do parágrafo.

Se o sumário ficasse com o alinhamento de parágrafo justificado, todas as linhas cheias dos parágrafos seriam forçadas a chegar até o limite do lado direito, aumentando os espaços entre as palavras, o que acaba dificultando ainda mais as configurações de recuo.

Além disso, alguns números das seções não mais ficariam exatamente embaixo da primeira letra da seção anterior.

De volta à configuração do deslocamento das linhas de um título longo: é preciso fazer com que a primeira letra desta segunda linha se desloque até o nível da primeira letra da linha de cima.

Para isso clique sobre essa seção com o botão direito, escolha “Parágrafo”, agora preste atenção, no “Especial de recuo” escolha “Deslocamento”.

No campo “Por” insira a medida de 0,43 centímetro, ou outra correspondente dependendo do seu caso, e Ok. Com isso está definido que as demais linhas desse parágrafo devem ter 0,43 centímetros de deslocamento da margem esquerda.

Para o deslocamento da segunda linha desse outro parágrafo, clique com o botão direito nele, escolha “Parágrafo”, novamente no “Especial de recuo” escolha “Deslocamento”, no campo “Por” insira a medida de 1,41 centímetros, ou outra correspondente, e clique Ok.

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Para formatar o sumário de TCC corretamente, ficar atento às normas da ABNT no Word é essencial.

Agora, já que os recuos e os deslocamentos estão todos definidos, é hora de configurar a tabulação, e para isso a exibição da régua é muito importante. As réguas exibem a delimitação da área do documento.

Olhando para a parte branca da régua é possível ver o limite do lado esquerdo, do lado direito, o limite superior e o inferior. A tabulação deve ser aplicada em todo o sumário de uma vez.

Para isso selecione o sumário, clique com o botão direito sobre qualquer parte dessa seleção e escolha “Parágrafo”, clique no botão “Tabulação”, na janela que se abre clique no botão “Limpar tudo” para eliminar qualquer formatação prévia de tabulação que possa haver nesse texto selecionado.

No campo “Posição” da parada de tabulação insira o limite da largura da página, conforme mostra a régua. Em “Tipo de alinhamento” escolha “Direito”, e em “Preenchimento” escolha a opção de número 2 pra ficar pontilhado, em seguida clique em Ok.

Note que agora apareceu uma marquinha preta no finalzinho da régua superior, ela indica o limite do último número que ficará a direito do sumário. Para aplicar a tabulação, clique no final de cada título e em seguida pressione a tecla Tab, de tabulação.

Às vezes o número da página desaparece ao ser inserido, então para resolver isso se deve inserir um espaço entre uma palavra e outra até que a última palavra desta linha pule pra linha de baixo.

O sumário está quase pronto, pois por último é só inserir os números das páginas.

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